domingo, 23 de janeiro de 2011


 

O futuro dos games hoje: óculos 3D, colete nada a prova de balas, games controlados pela mente. Game Blog testa!

09/02/2010 15:23:26

Todo gamer tem alguma ambição de como seriam os games no futuro, como ele gostaria de jogar. Sempre que me perguntam isso, eu digo que adoraria sonhar MMOs. Pode ser que você queira um universo baseado em hologramas, controlar games com seu pensamento, usar um colete que faça você sentir as balas quando é atingido, ou jogar em 3D – claro, 3D de verdade e não somente os gráficos mais aprimorados de nova geração.
Se você é um destes nerds oníricos que já vive meu um mundo mais futurista, eu tenho uma boa notícia para você: três dos cinco itens acima já são realidade. Sim, e você pode comprá-los. O único problema será você manter seu Facebook e Twitter atualizados.
A Global Games, loja nova e bem bacana de games do Rio de Janeiro, me convidou para seu lançamento. A priori pensei: que legal! Uma loja especializada no Rio! O que ninguém tinha me avisado é que seria na cidade maravilhosa que eu testaria novas tecnologias; algumas, inclusive só foram vistas por colegas que visitaram a feira nipônica Tokio Game Show.


1. Colete nada a prova de balas
Ok. O negócio é um trambolho. Mas se você tem Rock Band em casa, nada mais justo que abrir espaço para um colete que faz com que você sinta as balas. O game que testei era um protótipo, criado somente para o novo acessório e, sinceramente, nem me preocupei em não tomar balas. Afinal, o objetivo era testar!
Vale dizer que o colete é pesado, e que, no primeiro momento, não consigo imaginar alguém que passe dias a fio encrustado lá dentro. Se você for fortinho e tiver um bom sistema de ar condicionado, tudo ficará bem.
Apesar disto, basta olhar minha cara de felicidade suprema para reparar que o treco é bem divertido! Dá para saber quando você é atingido pelas costas sem precisar de nenhuma barra de Hit Points. Na verdade, não é nada dolorido, é quase como um pequeno choque que você recebe quando o tiro atinge o alvo; e a intensidade varia com a posição do inimigo.
É, eu sai bem boba nas fotos! ^^



2. Games em 3D
Você sabia que a maioria dos jogos já é 3D ready deste dos idos da década de 1990. Esta foi outra coisa que eu descobri no Rio. Para desbravar a nova tecnologia, você precisa de três coisas: uma placa Nvidia, um óculos GeForce 3D Vision, um monitor 3D ready. Antes de tudo, entre aqui para descobrir se o seu PC pode utilizar a tecnologia e quais placas de vídeo são suportadas. Depois, dê uma olhada em um monitor Samsung (por enquanto é o único 3D ready).
Com todo o aparato funcionando, você vai ver a maravilha que é jogar games em 3D. Sério, eu ainda não comprei senão sou demitida por falta de post no blog. Importante é notar que todo mundo tem algum grau de estrabismo e o óculos ajusta esta sensibilidade.
E, como disse ali no primeiro parágrafo deste tópico, há uma lista enormes de jogos que funcionam em 3D. Para citar alguns: Batman: Arkham Asylum ,   Resident Evil 5, Call of Duty 4, Devil May Cry 4, Guitar Hero 3, Half-Life 2 - Portal, Mass Effect, Tomb Raider - Anniversary, Warhammer 40,000: Dawn of War II,  World of Warcraft, FIFA Soccer 10, até games mais antigos como Warcraft 3. Veja a lista completa de jogos aqui.
Ah, o conjunto não sai tão barato. Ainda mais porque a tecnologia 3D ready é mais cara do que a normal.  :(



3. Jogar games com o poder da mente
Sim!!!!!! Já há um sistema que permite que você faça isso. Claro, ainda não com todos os games, é um protótipo. Basicamente, você coloca uma tira de borracha cheia de eletrodos na cabeça e parte para a jogatina. O NIA – Neural Impulse Actuator – atua registrando os movimentos da testa e dos olhos. É somente o começo, claro. E não é tão fácil quanto parece, é preciso treino.
Por outro lado, a máquina chega a responder 50% mais rápido que as suas mãos e pessoas com deficiência nos membros superiores já podem ser incluídos como gamers.


Além disso, a loja traz projetores, televisores 3D e todo o tipo de aparato, sem cotar os games, claro. Para conhecer mais sobre a Global Games, entre na página oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário