sábado, 22 de janeiro de 2011

Computador do futuro vai capturar o mundo real.

Peguemos alguns conceitos que já existem dispersos por aí: GPS, câmera, reconhecimento inteligente de imagens, computação nas nuvens e juntemos tudo num pequeno aparelho portátil. A interligação de tudo isto viabilizará um tipo de computação nunca vista.

Imagine que você tenha à mão um pequeno aparelho dotado de tela transparente que, quando apontado para o mundo real, captura as imagens e estabelece vínculos com todas as informações possíveis sobre uma determinada questão. Em poucos segundos você terá todas as informações que quiser sobre este edifício, por exemplo, dados estruturais, informações comerciais, escritórios lá localizados, licenciamento na prefeitura, endereço, etc.

Pensando em termos de tecnologia atual, já temos bancos de dados de localização global, Google maps, Google earth, Google street, câmeras de vigilância, bancos de dados de cidades, Wikipédia e o oceano de informação armazenado na Internet.
O que falta para o computador do futuro começar a ser vendido nas lojas? Vários obstáculos técnicos de reconhecimento técnico ligados à área de inteligência artificial. Os softwares deverão ser capazes de ler e reconhecer imagens do mundo real e relacioná-las com quaisquer informações virtuais existentes.

A potencialidade desta tecnologia é ambígua, revolucionária e assustadora ao mesmo tempo. Suponhamos alguém operando um computador destes na rua e capturando a imagem dos transeuntes. Que tipo de informação a pessoa conseguiria resgatar instantaneamente das bases de dados online? Nome, endereço, ficha criminal, email, dados financeiros, telefone, página da Web, trajeto feito até ali, família, emprego, idade, perfil de consumo?
Isto seria a realização do Big Brother imaginado por George Orwell no seu livro 1984! Certamente as novas tecnologias vão suscitar muitas polêmicas sobre os limites da privacidade, se é que algo sobrou deste bem, uma vez que está sendo soterrado entre câmeras indiscretas, rastros eletrônicos, posicionamento via celular,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário